A cachaça e o alambique

Tipos de cachaça e o ciclo de produção


A produção:

Corte

Após o corte no canavial, a cana é transportada para o pátio de armazenagem, onde, já limpa, ela aguardará o início do processo de moagem. Esta etapa deve ser realizada ao seu devido tempo, uma vez que mesmo após colhida há variações na concentração de açucares na cana, o que futuramente afetará a qualidade do produto. O período ideal para a colheita é entre junho e julho, quando o nível de sacarose é máximo.



Fermentação

O garapa, ou caldo de cana, produzida passa pelo tanque de decantação e vai para as dornas de inox, onde será realizado o processo de fermentação. O fermento utilizado na Fazenda Aurora é feito na própria propriedade, a partir de milho e garapa. É na etapa de fermentação que o açucar da garapa é convertido em álcool. 




Envelhecimento

É durante a etapa de envelhecimento que a cachaça adquire o seu sabor especial. Para que a alteração do sabor aconteça é necessaria a oxidação do álcool, que apenas se faz possível por meio de barris de madeira, que permitem a entrada de ar. 

Tipos de cachaça:

A produção de cachaça, desde o plantio até a fase de engarrafamento, é toda ela feita de maneira 100% artesanal, o que garante o sabor único e indistinguível.

 Basicamente temos dois tipos de cachaça:

  • A amarela: envelhecida em tonéis de carvalho ou bálsamo.
  • A branca: envelhecida em tonéis de jequitibá-rosa.

    Antes que o processo de envelhecimento seja iniciado a cachaça descansa por no mínimo um ano em reservatórios de inox. É durante a fase de envelhecimento que a cachaça adquire seu sabor característico, em função, principalmente, da madeira utilizada na confecção do tonel. 





Moagem

A cana é então moída. Essa fase é de grande importância no que diz respeito ao rendimento da cana, além de uma cana de qualidade a quantidade de cachaça produzida está intimamente ligada com a etapa da moagem. O bagaço gerado nesta etapa será futuramente utilizado na caldeira durante o processo de destilação.




Destilação

O processo de destilação ou alambicagem consiste na separação do álcool presente na garapa fermentada através de seu aquecimento, como o álcool possui um ponto de evaporação mais baixo que a água ele é o primeiro a ser despreendido. O processo de destilação pode ser dividido em três produtos : cabeça, coração e cauda. A cachaça produzida inicialmente, também chamada de "cachaça de cabeça", possui um teor alcoólico muito elevado e algumas substâncias químicas não interessantes para o consumo, é portanto descartada. Em seguida é produzida a cachaça chamada de "coração", esta sim, com teor alcoólico e quimicamente ideal para o consumo, será separada e levada para a fase de envelhecimento. O processo final de alambicagem gera a cachaça usualmente chamada de "cauda", possui teor alcoólico muito baixo e não é utilizada. É durante o processo de alambicagem que o bagaço gerado na moagem será utilizado como combustível na caldeira.



Muitas são as madeiras utilizadas no envelhecimento de bebidas alcoólicas mas poderíamos dividi-las em dois grupos principais, madeiras que alteram a cor da cachaça e madeiras que não alteram ou neutras. No primeiro grupo temos o carvalho e o bálsamo, que produzem a amarelinha, e no segundo grupo o jequitiba, que dará origem a branquinha. Caracterísiticas como suavidade, perfume e sabor adocicado estão diretamente relacionadas com a madeira escolhida. Após o processo de envelhecimento a cachaça é engarrafada e então comercializada.

© 2016 Fazenda Aurora - Estrada Bela Vista Km 7,5. Caixa postal 23. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora